Procurando alguma coisa?

Crônicas

Traição

Ela sofreu uma grande decepção ao tomar conhecimento que o seu marido tinha uma amante. Ao conversar com o companheiro de tantos anos de matrimônio ele negou a traição, mas depois admitiu o fato diante das provas incontestáveis apresentadas por ela. O que mais a machucou foi o fato do marido ter falado da traição dele como uma ocorrência natural na vida de um casal. Depois desta conversa ela ficou doente durante mais de uma semana. Logo que se recuperou ela conversou com os parentes e amigos para contar suas dores e para trocar idéias quanto ao caminho que ela deveria seguir. Passado algum tempo, depois de ter esgotado seu repertório de lamentações e os olhos terem chorado todo o estoque de lágrimas de dor, ela estava indecisa, não sabia qual o melhor caminho a seguir: a vingança ou a separação. A idéia de se vingar, pagando na mesma moeda, foi sugerida por uma amiga e cresceu dentro dela sob o incentivo das amigas mais íntimas, apesar de ser contrária aos valores morais dela.

Na primeira oportunidade que teve foi para a cama com um ex-namorado do tempo de estudante. A experiência não lhe fez bem, trouxe-lhe um sentimento de culpa, de ter cometido um ato que feria a sua maneira de pensar e de agir, apenas para se vingar. O que mais a machucava era o fato de ter cometido o mesmo ato que ela abominava, tinha se tornado tão vil quanto o marido, o que lhe trouxe um sentimento de culpa e o abatimento tomou conta dela.

Ao notar o seu abatimento o marido foi conversar com ela, apesar de não estarem falando um com o outro há várias semanas, ele deseja tirar a esposa daquele estado de tristeza e desolação. Mulher honesta e acostumada a falar a verdade, abriu seu coração com o marido, contou-lhe a sua aventura extraconjugal. O marido sentiu-se ofendido, esquecido de que manteve um romance com uma amante durante meses, extravasa a sua dor através de ofensas. Calmamente ela se vira para ele e pergunta se as palavras que ele agora lhe dirigia não seriam aplicadas com mais propriedade a ele que tinha sido o primeiro a trair. Ela o tinha traído, mas estava arrependida e ele em momento algum mostrou arrependimento. Ela diz que aprendeu uma grande lição, não foi a ele que ela traiu, a sua maior traição foi praticada contra os seus princípios e valores, ela traiu a si mesma. Quando ainda existem dentro de si resquícios de honra e dignidade, ao trair os seus princípios e valores o ser humano fica triste e se sente envergonhado, coloca a esposa. Após estas palavras ela seretira, deixa seu marido cabisbaixo a refletir sobre o que tinha escutado.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
Fortaleza, 10 de março de 2009.
                   0 Comentários 90 Views