Procurando alguma coisa?

Obras de Amigos

É tudo relativo – Mauro Carnassale

Seria mesmo tudo relativo como muitos crêem hoje? O Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis1 diz que relativismo é uma “doutrina segundo a qual a ideia de bem e de mal é variável conforme o tempo e a sociedade”.

Eu creio que existem verdades absolutas e que há valores que permanecem inalterados desde que foram estabelecidos. A fonte dessas verdades é a Bíblia Sagrada, escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo de Deus. Esse fato é aceito pela fé, assim como crer em homens e filosofias modernas também são frutos de fé. Eu, porém, prefiro exercer fé no Criador a exercer na criatura.

Qual é a consequência de assumir o relativismo como verdade? “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” 2 Olhe ao seu redor. Leia as notícias. Filhos matando pais, pais matando filhos, perversidades, mentiras, chantagens, ausência de altruísmo, desonestidade, injustiça, imoralidade, desrespeito a tudo que restringe a satisfação egoísta do indivíduo. Em suma: a tirania impera sempre que a obediência pela fé à imutável e perfeita lei de Deus é substituída pelo falho e mesquinho discernimento humano. “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.3 Vejamos o que Deus fala em Sua Palavra a respeito de Si mesmo: “Porque Eu, o Senhor, não mudo.”4 Vejamos também o que o apóstolo Paulo fala sobre Jesus: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”.5

Vimos, portanto, que Deus Pai não muda, Deus Filho (Jesus) não muda. E sobre as Escrituras Sagradas inspiradas pelo Espírito Santo, o que podemos dizer? A Bíblia fala acerca de si mesma: “Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”.6 “Mas a palavra do Senhor permanece para sempre”.7

Verifiquemos agora o que a Bíblia diz sobre a lei de Deus; afinal, é a partir da lei de Deus que a própria Bíblia define o certo e o errado. “Assim observarei de continuo a Tua lei para sempre e eternamente”.8 “A lei do Senhor é perfeita...”9 Vez que é perfeita, seus princípios não evoluem, não mudam. A lei de Deus é também chamada de lei moral, lei do amor e de lei da liberdade, mas esse é um tema para outro artigo.

Assim, sendo a lei de Deus eterna e imutável, e sendo através dessa lei que podemos classificar tanto o certo quanto o errado, concluímos que o relativismo – conceito variável de bem e mal – é antibíblico, ou seja, não provém de Deus.

Apesar do alerta divino “não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará,”10 muitos preferem seguir ídolos humanos, crer no que dizem filósofos, psicólogos, educadores e teólogos de evangelho próprio, “os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça”.11 Há ainda os que ensinam que o homem deve buscar dentro de si a solução para seus problemas ou o direcionamento para a vida. Mas, o que há no coração do homem sem o temor de Deus? “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”.12

Os reflexos da descrença na imutabilidade da lei de Deus têm ultrapassado os limites do indivíduo e das relações humanas, chegando a atingir o ambiente em que vivemos. Há 2.800 anos o profeta Isaías declarou: “Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna”.13 Hoje colhemos o amargo fruto dessa infeliz escolha, e ao invés de corrigir-se a causa, tenta-se em vão lidar com as consequências.

Há, porém, os que contra a corrente, mesmo sendo taxados de crédulos, ignorantes e atrasados, continuam fiéis aos princípios eternos encontrados na Palavra de Deus. Para esses, há promessas maravilhosas: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.14. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no Meu trono; assim como Eu venci, e Me assentei com Meu Pai no Seu trono”.15

Até esse dia chegar, a vida do cristão sincero é de alegria e paz, de abnegação e fé, de regozijo e serenidade, de obediência incondicional à lei de Deus e amor ao semelhante, mesmo diante de dificuldades e vicissitudes; amparados, não em discernimento humano, mas nas fiéis promessas de Deus: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”16. “Tenho-vos dito isto, para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis

aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.17 Esta é a vitoria que vence o mundo, a nossa fé”.18

Se Jesus, o nosso modelo, venceu; nós também, pela Sua graça, podemos vencer, crendo em Sua Palavra imutável e submetendo-nos à Sua lei eterna, que é a expressão de Sua vontade. Você prefere ter fé no homem e nas suas inconstantes, falíveis, relativas e fracassadas filosofias, ou no único e verdadeiro Deus, onipotente, misericordioso, imutável, criador e mantenedor de todas as coisas?

“O mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.19

A verdade é uma só!

1 http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php
2 Jeremias 17:9
3 Provérbios 14:12
4 Malaquias 3:6
5 Hebreus 13:8
6 IsaQuando, na poesia SENTIMENTOS SUBLIMES, digo mãe, não desejo abranger apenas as mulheres que geraram uma criança em seu ventre, mas às mulheres que adotaram como filho a humanidade ou uma parcela ínfima dela.ías 40:8
7 1 Pedro 1:25
8 Salmo 119:44
9 Salmo 19:7
10 Gálatas 6:7
11 2 Pedro 2:15
12 Marcos 7:21-23
13 Isaías 24:5
14 Apocalipse 2:10
15 Apocalipse 3:21
16 João 14:27
17 João 16:33
18 1 João 5:4
19 1 João 2:17

                   0 Comentários 103 Views