Procurando alguma coisa?

Crônicas

Terceira Idade

Alguns seres humanos ficam lindos quando atingem a terceira idade, eu sei que algumas pessoas vão dizer que a beleza e o vigor estão com a juventude, mas do ponto de vista espiritual as pessoas da terceira idade são mais belas do que os jovens, falando de um modo geral, respeitadas as exceções. As pessoas da terceira idade cresceram em sabedoria ao vivenciarem seus milhares de dias de vida, tornaram-se acolhedoras e doces. Nos seus ombros muitas pessoas de todas as idades recostam suas cabeças e choram suas mágoas, recebem aconchego, palavras de conforto e um conselho dado com tanta sutileza que não é percebido como uma orientação para a resolução das dificuldades enfrentadas, mas como uma idéia a ser examinada.

Observo que na terceira idade, à medida que a pele vai perdendo o brilho e ficando enrugada, a alma vai ganhando brilho e leveza. As pessoas da terceira idade ficam cada dia mais lindas do ponto de vista espiritual. É agradável conviver com estas pessoas, trocar idéias com elas sobre os mais variados assuntos, beber a sabedoria acumulada por suas almas. Não é necessário você me dizer, eu sei que existem pessoas de todas as idades que nunca saíram da infância.

As pessoas da terceira idade perderam o medo do computador e de outras máquinas que facilitam a vida dos seres humanos. É claro que existe uma parcela que detesta as facilidades oferecidas pela vida moderna, são contra as mudanças nos seus estilos de vida. Eu uso o computador com as limitações de memória e de visão que me foram impostas pelo AVC, ele facilita a tarefa de escrever e entrar em contato com os parentes e amigos de todas as idades.

Hoje as pessoas da terceira idade viajam sozinhas ou em grupo, freqüentam salões de dança e restaurantes, reúnem-se com pessoas de todas as idades, vão ao cinema e ao teatro ver os espetáculos que lhes agradam, enfim, nós da terceira idade recebemos com prazer tudo o que a vida pode nos oferecer. Acreditamos que ser jovem ou velho é um estado de espírito, não depende da quantidade de anos que uma pessoa já viveu.Conclamamos os jovens da terceira idade a amarem com a mesma intensidade, tanto a Vida Maior, a espiritual, quanto à vida menor, a física. Para alguém amar as duas é necessário amar a si mesmo. Esta é a maior lição que a terceira idade nos oferece, compreendemos que quem não ama a si mesmo é incapaz de amar outra pessoa. E quem não ama não é feliz.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
Fortaleza, 5 de março de 2009.
                   0 Comentários 133 Views