Procurando alguma coisa?

Crônicas

Saco

Um saco vazio não fica em pé, escutei muitas vezes este ditado popular na minha infância, quando não queria me alimentar. Na época eu associava esta frase apenas com a alimentação do corpo físico. Nos dias atuais as opções aumentaram, vislumbro outros “sacos”, nos quais são guardadas coisas durante nossa jornada de aprendizado nesta vida. Alguns destes sacos não devem ficar vazios, mas existem sacos que devem ser esvaziados.

O saco do amor é o mais importante deles. Mantenha-o sempre cheio com os mais diversos tipos de amor. Distribua o seu conteúdo a mancheias com todas as pessoas que cruzarem o seu caminho. Este saco apresenta uma peculiaridade, quanto mais você dá os diversos tipos de amor ali guardados, mais eles se multiplicam e transbordam do saco, espalhando o seu conteúdo por onde você caminha. O amor que transborda do saco invade outros sacos, multiplica os conteúdos de alguns e dissolve o conteúdo de outros. Ao invadir os sacos da alegria, da felicidade e do sorriso, o amor os multiplica. Ao invadir os sacos da tristeza, da infelicidade e da cara fechada, o amor acaba com elas. O que de bom acontece no universo é movido pela força oriunda do saco do amor ou é conseqüência de uma ação que teve origem nele.

Quanto aos sacos do ódio e do ressentimento, mantenha-os sempre vazios. Os conteúdos destes sacos são responsáveis por muitas destruições e mortes. Quando alimentamos os conteúdos destes sacos, eles sufocam o conteúdo do nosso saco do amor. Apenas uma dica: quando estamos enchendo o saco do amor, não temos tempo nem prazer em encher o saco do ódio ou o saco do ressentimento. Fazemos uma coisa ou outra, não é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. A escolha do saco é nossa, depende do nosso querer, mas o resultado da escolha segue as leis que regulam a Vida.

O saco do conhecimento deve estar sempre ao nosso lado, ele nos permite conhecer o objetivo da Vida. Ele é tão importante quanto o saco do amor. A nenhum ser humano devem faltar estes dois sacos. O saco da sabedoria só é dado a um ser humano quando ele possui e sabe usar o saco do amor e o saco do conhecimento. Devemos estar sempre vigilantes para evitar que as crianças aprendam a viverapenas com um destes sacos, as conseqüências seriam desastrosas, elas serão transformadas em adultos infelizes.

O saco do trabalho também é importante. A nenhum ser humano deve ser negada a possibilidade de ter este saco. O trabalho dá dignidade ao ser humano. Existem outros sacos que são importantes, mas se cuidarmos bem dos sacos citados, nós seremos felizes e traremos a felicidade para aqueles que convivem conosco. Chega de falar de saco, já estou de saco cheio de tanto falar de saco.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, 21 de junho de 2007.
                   0 Comentários 119 Views