Procurando alguma coisa?

Crônicas

Riqueza

Para muitas pessoas a riqueza é constituída de bens materiais cujas cotações são estabelecidas pelos mercados onde tais bens são negociados. De acordo com esta maneira de ver o mundo, a riqueza ou pobreza de uma pessoa é determinada pelo valor dos bens que ela possui. Uma pessoa rica é aquela que tem muitos bens e uma pessoa pobre é aquela que pouco ou quase nada possui de bens materiais. As pessoas orientadas por este tipo de visão do mundo preocupam-se mais em ter sucesso financeiro, colocam em segundo plano as outras dimensões da Vida.

Para outras pessoas a riqueza de um ser humano é constituída de bens espirituais, aqueles bens que enriquecem a alma. Para estas pessoas ser rico não significa possuir bens materiais, mas ser uma criatura capaz de amar incondicionalmente as pessoas. Além do amor, o conhecimento também é citado como uma das riquezas espirituais que o ser humano deve buscar.

Alguns estudiosos afirmam que necessitamos integrar esta duas visões, a combinação delas nos dá uma posição de equilíbrio para nossa caminhada na Terra. Nós somos espíritos que usam corpos enquanto seres humanos e devemos cuidar dos dois, caso um deles deixe de receber alimentação adequada teremos um conjunto que não funciona de maneira a atingir a sua capacidade plena de realização.

Devemos ser capazes de possuir riqueza materiais sem sermos possuídos por estas riquezas, tanto quanto devemos ser capazes de ter desapego a elas sem desprezá- las. Devemos distribuir amor sem impor condições, tanto quanto devemos receber amor sem restrições. Devemos aprender o que cada pessoa tem para nos ensinar e devemos ensinar o que sabemos aos que querem aprender, sem impor condições descabidas para receber ou dar.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, março de 2008.
                   0 Comentários 83 Views