Procurando alguma coisa?

Crônicas

Idéias

Algumas idéias brotam do cérebro, isto é, ali são originadas. Outras têm sua nascente no coração e depois são transferidas para o cérebro, onde apenas ganham forma e meios de serem comunicadas às outras pessoas, sem serem modificadas pelo cérebro que funciona apenas como aparelho transmissor. Idéias que nascem no cérebro, idéias que nascem no coração, ambas têm sua origem na alma, é lá a fonte de onde jorram as idéias a desaguarem no cérebro e no coração. Surge sobranceira uma questão: onde a fonte da alma? Ao fazermos tal pergunta caímos no problema da regressão infinita, isto é, a resposta gera outra pergunta.

O ser humano atinge o equilíbrio quando aprende a trabalhar as suas idéias com sabedoria, isto é, cada idéia é trabalhada tanto pelo cérebro quanto pelo coração. A idéia surgida no coração deve ser avaliada pelo cérebro, com a finalidade de evitar desatinos. A idéia cuja origem é o cérebro deve ser avaliada pelo coração, com o objetivo de não cometermos atos que até os animais irracionais se envergonhariam.

Algumas pessoas comunicam as idéias mais complicadas de um modo simples e compreensível, enquanto outras transmitem as idéias mais simples de uma maneira complica e incompreensível. Algumas idéias mudaram a nossa vida para sempre e outras ainda surgirão para modificar o nosso modo de agir e pensar. Neste terceiro milênio o nome do jogo que os seres humanos praticarão todos os dias é Mudança, cuja velocidade atingirá níveis vertiginosos.

Devemos preparar nossos filhos e netos para mudanças tão grandes no nosso modo de pensar e agir que os nossos filmes de ficção científica parecerão brincadeiras de crianças. O grande problema deste início de milênio será a direção que os interesses econômicos e políticos darão a estas mudanças, esta direção transformará a Terra em um deserto onde a sobrevivência será difícil ou em um paraíso onde do solo brotará abundância para todos os seus filhos, a fome e as doenças serão erradicadas para sempre.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, junho de 2008.
                   0 Comentários 89 Views