Procurando alguma coisa?

Contos

Feminino + Masculino = Ser Humano

― Você já percebeu como os homens carecas estão usando perucas e ficam bem mais jovens, diz o lado feminino.

― Não gosto de peruca, responde o lado masculino. Qual a razão de voltar a sugerir isto agora? Você já propôs isto muitas vezes. Por acaso, pretende vencer-me pelo cansaço?

― Pensei que, com o passar do tempo, você estaria mais aberto às sugestões das suas amigas, elas até colocaram uma peruca feminina na sua cabeça, você ficou bem mais jovem.

― Você também já me lembrou este fato muitas vezes. Não tenho esta preocupação de parecer mais jovem, este tipo de argumento não me seduz.

― Eu sei disto, desejava apenas provocar você.

― E o que você pretende com isso? Fale claro, também não gosto de enigmas, coloca o lado masculino.

― Conheço as suas dificuldades quando analisa um fato com algo diferente de dois mais dois é igual a quatro, diz o lado feminino. Vou fazer uma analogia para explicar a nossa situação atual no cérebro do poeta: no mundo moderno as mulheres são a maioria e estão ocupando os lugares que antes eram ocupados somente por homens. O que existe lá fora existe entre nós.

― Não entendi o que você disse…

― Você perdeu grande parte do seu espaço com o problema do AVC, isto é, uma parte do lado esquerdo do cérebro foi apagada, uma parte sua deixou de existir. Por esta razão sou eu, o lado direito, que tem de resolver muitas coisas que eram atividades suas. Desta maneira, hoje eu ocupo um papel preponderante na condução das ações e das criações intelectuais, sou eu quem conduz o poeta quando ele escreve um verso e quando resolve seus problemas do cotidiano.

― Não vejo lógica no que você me diz. Quando o poeta era jovem escreveu mais poesias do que nesta fase.

― O jovem era mais livre, eu predominava nas ações dele, escrevemos muitas coisas que você o fez jogar fora na idade adulta, quando você predominou nas ações do poeta, época que ele só escreveu trabalhos técnicos. O jovem e o idoso assemelham-se, hoje voltei a predominar e a escrever poesia. Só lastimo as poesias escritas na fase da adolescência e que foram jogadas no lixo por sugestão sua. Isto foi e é uma coisa inadmissível!

― Não gosto de discutir coisas que não podem ser mudadas, apenas olho para elas para examinar que lições eu devo aprender com tais acontecimentos. Aprendi a lição e lastimo a perda que provoquei, coloca o lado esquerdo, o lado lógico. Vamos discutir outro assunto.

― Vamos sim, tem outra coisa que sempre quis lhe perguntar. Acho lindo homem usando brinco. Você hoje usaria brinco?

― Acho bonito, mas não penso em usar, detesto a dor provocada por qualquer objeto perfurando o corpo, coloca o lado esquerdo.

― Então use brinco de pressão.

― Vou pensar no assunto. Acho a idéia engraçada, um careca de brinco… Acho meio complicado o uso de brinco, caso eu me engane e coloque o brinco na orelha errada, a minha opção sexual pode ser confundida…

― Está bem, mas um dia volto a discutir este assunto com você. Vamos falar de camisas?

― Eu não influencio na compra de camisas, o poeta sempre as recebe de presentes dos parentes.

― O poeta recebeu duas camisas de presente, não usou uma e a outra ele vestiu apena uma vez. Por sugestão sua ele deu as duas camisas para outras pessoas. Foi uma coisa muito feia o que você fez!

― Eram camisas espalhafatosas, gosto de cores vivas, mas aquelas tinham todas as cores possíveis e imagináveis juntas, o poeta corria o risco de ser confundido com um caleidoscópio.

― Talvez as pessoas que deram estas camisas para o poeta tenham pensado que o cérebro dele seria mais colorido do que as camisas. Elas não sabiam que você, o lado esquerdo, predominava na época e só vê duas cores: branco e preto. Para você uma coisa é branca ou preta, não existe colorido. Posso lhe perguntar algo?

― Além das alfinetadas, você não tem feito outra coisa nos últimos minutos. Por que indaga agora se pode perguntar?

― Não sei a razão de ter perguntado isso, eu apenas pergunto o que me dá vontade, sem preocupação e sem medo. Por que você faz tantas avaliações antes de falar qualquer coisa?

― Eu sou o lado da lógica e da razão, fui programado para trabalhar assim, algumas atividades só podem ser realizadas por mim. Você é o lado direito, você gosta da arte, do colorido e da criatividade, algumas atividades só podem ser realizadas por você. Nós somos complementares. Só existe equilíbrio quando nós dois estamos em perfeita harmonia. Nós devemos trabalhar juntos em todas as atividades que…

― Pode parar! Durante anos fui o lado ignorado, você assumia o comando de tudo. Agora, em razão da maior parte da sua área ter sido apagada pelo AVC, você vem com essa conversa mole. Eu hoje faço uma grande parte do trabalho que deveria ser realizado por você. E devo lhe dizer que é um trabalho chato!

― Durante muito tempo, enquanto eu trabalhava e me desgastava nas atividades que garantiam a nossa sobrevivência, você tinha poucas atividades, descansava e acordava bem cedo para ler seus livros sobre os mais variados assuntos, o que ajudou o poeta a ter uma visão mais ampla da realidade, não nego isso. Mas hoje você não permite que eu ajude nos trabalhos artísticos e eu posso contribuir muito, dando coerência ao que você cria. Não existe lado direito e lado esquerdo, existe apenas cérebro.

― Alto lá! Eu sempre estava presente, observando a execução daquelas tarefas chatas que você fazia. Quando você defrontava-se com alguma dificuldade ou problema, era eu quem mostrava a maneira de superar as dificuldades e os problemas. É o que faço com você agora, eu realizo o trabalho criativo e deixo com você as tarefas que não exigem criatividade. Você perdeu a hegemonia no comando das ações porque as atividades desenvolvidas hoje exigem criatividade, você não tem condições de realizar estas tarefas.

― Você não gostava daquelas atividades rotineiras que eram executadas por mim e se afastava. Mas eu gostaria de aprender um pouco acerca do seu trabalho.

― Cada um deve trabalhar naquilo que é competente. Não gosto de trabalhar com você em coisas que exigem criatividade, temos visões muito diferentes, você é muito bitolado. Nossas atividades são complementares, mas agora o comando é meu e vou realizar as atividades que me competem sem a sua intromissão. Vamos encerrar esta conversa chata, vou fazer algo mais interessante. Tchau.

― Como é difícil conversar com você! Será que o lado feminino do cérebro também tem TPM?

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, Fevereiro de 2012.

                   0 Comentários 146 Views