Procurando alguma coisa?

Crônicas

Voz

Uma mesma voz pode falar de muitas maneiras diferentes, refletindo os sentimentos que povoam o espírito do ser humano em uma determinada ocasião. A voz que fala coisas lindas e suaves em uma determinada ocasião é a mesma voz que grita e esbraveja noutra situação. A voz segue o estado de espírito do seu dono e espelha o que aquele espírito sente.

Algumas vezes as vozes se apresentam como sendo suaves e belas, mas estão apenas dissimulando os sentimentos perversos de seus donos, são vozes enganadoras, devemos ter muito cuidado com este tipo de voz. A voz é agradável ao ouvido físico, todavia, o seu dono é uma criatura de sentimentos pouco nobres. Outras vezes a voz é desagradável ao ouvido físico, mas o dono da voz é uma criatura angelical. Não devemos fazer julgamentos acerca das pessoas apenas pela voz ou por quaisquer outros aspectos do corpo físico, muitas vezes o aspecto físico pouco belo esconde um espírito angelical e/ou uma inteligência brilhante.

Certa vez dei um telefonema para uma empresa com a finalidade de obter algumas informações, fui gentilmente atendido por uma pessoa que me prestou as informações que eu necessitava. Durante toda a conversa esta pessoa não perguntou meu nome e me tratou por “senhora”, eu não a corrigi. No final da conversa a pessoa me perguntou se eu gostaria de receber um folheto com mais informações e aceitei a sugestão. Então a pessoa me pediu: “por favor, a senhora pode me dar o seu nome e endereço?”. Quando eu falei o meu nome ela se desmanchou em desculpas, até me arrependi de não tê-la corrigido antes. A pessoa deve ter pensado: como uma coisa desta vai acontecer comigo, logo com um “Paraíba”, cabra da peste.

Quando faço uma ligação telefônica e escuto uma voz desconhecida no outro lado da linha, eu fico a imaginar como é aquela pessoa. Três ou quatro vezes por semana eu utilizo um determinado serviço que solicito através do telefone. Uma das atendentes já conhece a minha voz e é muito gentil, ela tem uma voz quente e macia, dá uma vontade danada de perguntar o que ela vai fazer depois do expediente, mesmo sem saber como é a dona da voz. Existem serviços que utilizam vozes tão antipáticas que evitamos manter contato, solicitar aquele serviço.Algumas pessoas falam em um tom tão alto e suas vozes são tão estridentes que somente alguém com algum problema de surdez consegue ficar perto delas. A voz é um importante meio de comunicação entre os seres humanos e fornece muitas informações sobre quem sou eu. Gostaria de aprender a falar na medida certa, não falar muito e tampouco deixar de dizer as coisas que devo dizer.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, novembro de 2007.
                   0 Comentários 91 Views