Procurando alguma coisa?

Crônicas

Resultados

O dia a dia de um ser humano apresenta fatos dignos de serem observados com atenção. Algumas vezes nós fazermos tudo certinho, mas os resultados obtidos não são os desejados, dá tudo errado naquele dia. Outras vezes nós fazemos tudo errado e obtemos resultados excelentes, jamais imaginados em virtude das besteiras que fizemos. É verdade que, na maioria das vezes, quando nós fazemos coisas indevidas recebemos o que não desejamos e desencadeamos conseqüências desastrosas, mas às vezes um resultado desejado é obtido por caminhos equivocados.

Algumas ações nossas dão resultado imediato e direto. Quando eu pego uma agulha e espeto o meu dedo, sinto no mesmo instante o resultado desta ação. Mas para ganhar a confiança de uma pessoa tenho de comer um quilo de sal com ela, isto é, tenho de ter várias vivências com ela de modo a construir um relacionamento digno de fé. Já para ruir o edifício da fé, construído por dois seres humanos, basta um pequeno deslize cometido por um deles e a construção, que levou certo tempo para ser erguida pelos dois, fica ameaçada de destruição.

Certa vez uma senhora muito simpática e elegante entrou em um bar na companhia de duas amigas. Um grupo de jovens estava conversando e bebendo numa mesa perto do lugar escolhido por elas. Os jovens falavam alto demais e a senhora olhou na direção da mesa ocupada por eles para ver quem fazia tanto barulho. O seu olhar se encontrou com o olhar de um jovem e ele sorriu para ela. Durante a noite seus olhares se buscaram várias vezes, flertaram discretamente, o garçom facilitou a troca de bilhetes com os números dos telefones para contato posterior. Apesar das diferenças de idade começaram a sair para fazer alguns programas e hoje vivem juntos há algum tempo. Tudo começou com um simples olhar, o resultado foi o casamento, apesar das barreiras e preconceitos dos familiares e amigos.

A coisa que mais detesto é ouvir os profetas de plantão fazerem suas predições acerca da destruição da humanidade. Quaisquer que sejam os assuntos discutidos estes profetas têm uma visão trágica do futuro, cujo resultado é deixar preocupadas as pessoas impressionáveis que os escutam. Não estou me referindo às pessoas que são ativas e estão engajadas em movimentos que trabalham para salvar a Terrada destruição provocada pela exploração predatória dos seus recursos naturais. Estes merecem nosso respeito. Chamamos “profetas de plantão” aquelas pessoas cuja única ação em defesa da Terra é o discurso inflamado, saboreando quitutes deliciosos, regados à cerveja ou vinho, nas festas que são convidados e cujo único resultado é tornar desagradável as reuniões que participam.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, abril de 2008.
                   0 Comentários 108 Views