Procurando alguma coisa?

Crônicas

Questões a pensar

Há poucas décadas, quando se falava de viagens estelares, este assunto era tratado como ficção científica, não era visto como algo provável. Muitas coisas que ontem eram tidas como impossíveis ou ficção, hoje são coisas reais, apesar de algumas realizações da ciência ainda estarem fora do alcance de uma grande parte da população. A ficção de ontem é a realidade de hoje, ou será a realidade de amanhã.

Nos últimos anos, quando têm como tema o futuro, alguns livros e filmes apresentam a Terra sendo administrada por um governo central. Esta ideia é vista como inviável por muitas pessoas. Todavia, alguns passos já foram dados nesta direção. A nível continental temos várias organizações que regulam as relações entre os países, um exemplo é a OEA – Organização dos Estados Americanos. A nível intercontinental temos a OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte. A nível mundial temos a ONU – Organização das Nações Unidas.

Muitas pessoas irão dizer que um governo central é uma ideia absurda, que a ONU não tem poder para fazer cumprir suas decisões, e não existe a possibilidade de isto acontecer no futuro. É verdade que a ONU hoje, como órgão capaz de impor a paz e dividir a riqueza da mãe Terra entre as nações, é apenas um sonho. Entretanto, por existir um caminho árduo a ser percorrido, isto não significa dizer que é impossível realizar esta caminhada.

Vivemos hoje um período de crise em vários países. As crises de alguns países estão levando seus filhos a procurar abrigo fora das suas pátrias, causando problemas para outros países. O problema de um país torna-se o problema de vários países. Como enfrentar a crise atual? Permita-me relembrar um fato já citado em outra crônica: no tempo que exerci a minha atividade profissional ouvi uma palestra muito interessante sobre crise. O palestrante mostrou a palavra crise escrita em chinês: são dois caracteres, um representa perigo e o outro representa oportunidade.

O planeta Terra passa por momentos difíceis, a exigir de cada país ações concretas para sair da crise gerada pelos atos e pelos discursos de cada nação. Corremos o perigo de mergulhar em guerras catastróficas. Ao mesmo tempo, temos a oportunidade ímpar de criar um sistema de governo para o nosso planeta. É hora de aproveitar a crise para construirmos um planeta melhor para o ser humano e demais reinos da natureza. Necessitamos de um governo central para o planeta Terra, capaz de conduzir todos os povos com amor e justiça, respeitando a liberdade e as diferenças culturais de cada povo, dividindo as riquezas com todos os filhos do nosso planeta, sem estabelecer quaisquer tipos de distinções entre eles…

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, novembro de 2015.

                   0 Comentários 168 Views