A vida de um ser humano é uma sucessão de momentos que são pintados pelas cores dos sentimentos que dominam sua alma. Em outras palavras, cada momento da nossa existência é colorido pela alma com os sentimentos que a avassalam naquele instante. Não é o fato que dá cor ao momento vivido por nós, mas o que a alma sente ao se defrontar com aquele acontecimento, é isto o que dá cor ao fato. Deste modo, o mesmo acontecimento pode despertar sentimentos diversos em duas pessoas, será pintado com cores diferentes por cada uma. Isto significa dizer que o mesmo fato pode ser pintado com a cor verde da esperança ou com a cor preta do pessimismo. Uma pessoa não pode definir o que vai acontecer com ela na vida, mas pode definir a cor que vai usar para registrar o que acontece com ela a cada momento da sua existência.
Ocorrem momentos na vida de um ser humano impossíveis de serem descritos através de palavras. São momentos de emoção intensa, as palavras não conseguem exprimir a beleza e a intensidade dos sentimentos avassaladores que dominam os corações. Não existem palavras capazes de descrever os sentimentos de uma mãe ao dar à luz um filho, por exemplo. As palavras são pobres para descrever os momentos mais lindos e importantes da vida de uma pessoa, eles são vivenciados pela alma, não existem palavras capazes de traduzi-los. Quando um ser humano tenta descrever estes momentos mágicos, as palavras apenas dão uma pálida idéia do que se passou, pois a emoção sentida é indescritível, grandiosa, não cabe nas palavras.
Na vida de todo ser humano existem momentos felizes e momentos infelizes. Em que tipo de momento nós gostamos de fixar nossa atenção? Algumas pessoas adoram fixar seu pensamento nos momentos negativos da sua vida, vivem a falar dos momentos infelizes, sem ter consciência do mal que fazem a si mesmas. As obras científicas mostram este fato de maneira clara. Existe grande sabedoria em não ficar remoendo os momentos infelizes do passado, em viver o momento presente com alegria.
O momento atual é a oportunidade que nos foi dada por Deus para mudarmos as nossas vidas, devemos aproveitá-lo da melhor maneira possível. Vamos colorir nossas almas com as cores da alegria e do amor, vamos usar estas cores para pintar os ambientes que freqüentamos. Vamos viver o momento atual com intensidade, como se ele fosse o último momento da nossa vida. Vamos dar muito amor a todas as pessoas que convivem conosco, principalmente para aquelas que não simpatizamos, pois somente assim faremos de nossas vidas uma sucessão de momentos felizes, sem sermos afetados pelos momentos infelizes de outras pessoas. Na esperança de aprender a manter meus pensamentos nas coisas positivas, repito sempre este tema nas minhas crônicas.
Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, 11 de Setembro de 2011.