Procurando alguma coisa?

Crônicas

Janela de Duas Folhas

Um casal heterossexual se assemelha a uma janela de duas folhas. As duas folhas são partes integrantes da janela, mas se movimentam de maneira independente. Quando as duas folhas se encaixam perfeitamente, no momento que são fechadas impedem que as intempéries afetem o interior da moradia. Quando as folhas da janela se abrem, permitem que o ar entre no aposento e o areje, possibilitam também que se veja o interior da moradia, e que a luz entre e ilumine o aposento.

As duas folhas de uma janela devem abrir e fechar de acordo com as condições climáticas ou outros fatores que afetem o interior do aposento. As duas devem estar funcionando bem, caso uma delas não funcione e não consiga abrir ou fechar, o aposento terá problemas. É necessário que as duas folhas funcionem bem para que a janela cumpra o seu papel.

Existem janelas que exigem um grande esforço para abri-las e fechá-las, algumas deixam de ser usadas por esta razão. É necessário abrir e fechar as folhas das janelas freqüentemente, com a finalidade de evitar que elas fiquem emperradas, as suas dobradiças devem ser lubrificadas, os ferrolhos mantidos em condições de serem abertos e fechados com facilidade. Quando se mantém uma janela fechada muito tempo, alguns problemas podem ocorrer com as dobradiças e os ferrolhos.

A aparência da janela é importante. Uma janela pode ser até bonita, mas se está suja e com a pintura descascada, a sua beleza não aparece. E para a janela ficar bonita, as duas folhas devem se igualar em beleza. Quando uma das folhas está bonita e a outra em péssimo estado, as duas não formam um conjunto harmonioso, a janela não está bonita, não é um conjunto bonito de se ver.

Algumas janelas são enganosas. Quando olhadas de longe são belas de se ver, mas quando as examinamos de perto, vemos que a sua beleza é uma ilusão de ótica. A pintura tenta esconder o fato de a madeira estar podre. Este tipo de janela não oferece segurança, ela causa dificuldades para quem a utiliza, atraído pela sua beleza.

As janelas devem ser fortes e seguras, caso contrário ela será utilizada pelos ladrões para assaltar a casa. E uma janela só é forte e segura quando suas duas folhas são capazes de impedir que os ladrões a utilizem para assaltar a casa.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org

João Pessoa, 30 de setembro de 2010.

                   0 Comentários 97 Views