Procurando alguma coisa?

Crônicas

Interdependência

Algumas pessoas necessitam de um número maior de vivências para compreenderem e aceitarem a realidade do jeito que ela é, enquanto que para outras pessoas basta meia vivência para elas entenderam o que a Vida deseja delas. Qualquer que seja o tipo do ser humano, rápido ou lento para compreender o caminho a ser seguido, a Vida respeitará as decisões de cada pessoa, sem lhes isentar da responsabilidade pelos atos praticados e das conseqüências geradas.

Acontecem certas coisas com os seres humanos que mudam as suas maneiras de se comportarem. Algumas pessoas se acostumaram a colocar as decisões pertinentes às suas vidas nas mãos das outras pessoas, mas a Vida conspira para beneficiá-las, de repente estas pessoas se vêem sozinhas, por força das circunstâncias são obrigadas a tomarem suas próprias decisões e assumirem as conseqüências dos seus atos. Apesar do desconforto que elas sentem nestas ocasiões, estes são processos de crescimento, estes seres humanos são obrigados a assumirem os comandos das suas próprias naves e conduzi-las aos portos almejados por elas.

Existem pessoas que se julgam independentes, acreditam não necessitar da ajuda de ninguém. Alguns milionários norte-americanos são exemplos claros deste tipo de pessoa, sem perceberem de quantos seres humanos elas necessitam para sustentarem suas maneiras extravagantes de viver, eles julgam-se independentes porque estas pessoas trabalham para eles. Elas necessitam dos salários que recebem para sobreviver e os milionários necessitam dos trabalhos delas para manterem seus estilos de vida. Os dois tipos são interdependentes.

Os seres humanos atingem a maturidade quando compreendem que são seres individuais que vivem em sociedades, em interdependência com a natureza e tendo consciência de que são partes integrantes da natureza. Como seres individuais nós somos responsáveis pelos nossos processos de crescimento e pelos atos que cometemos. Como pessoas que vivem em coletividades nós somos responsáveis pelo bem estar de todas as pessoas que habitam a Terra e pelos demais reinos da natureza. Existe uma interligação entre todos os reinos da natureza, apenas alguns seres humanos ainda não compreenderam este fato e continuam agindo de maneira irresponsável, agredindo outros seres humanos e os demais reinos da natureza.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
Fortaleza, 9 de março de 2009.
                   0 Comentários 93 Views