Procurando alguma coisa?

Crônicas

Comportamentos

Existem ocasiões em que uma série de acontecimentos semelhantes ocorre em um determinado período de tempo. Por exemplo: passamos meses sem ver determinadas pessoas, um belo dia nós saímos de casa e encontramos aquelas pessoas que há muito tempo não víamos. Nestas últimas semanas tenho recebido notícias do falecimento de vários conhecidos e também de seus parentes. Com sua foice afiada a velha senhora anda a fazer sua colheita e não tem poupado os meus amigos, também não me poupará quando a minha hora chegar. Embora não tenha medo dela, gostaria de fazer algumas coisas antes dela me carregar para o mundo invisível.

Cada pessoa tem um comportamento peculiar diante da morte. Um dos meus amigos tem um medo terrível de morrer, outro vive a pedir que a morte o leve o mais rápido possível. Acho que não devemos temer a morte, tampouco desejá-la, devemos viver com alegria o momento presente, sem preocupações relativas à morte. A nossa vida é um presente de Deus, deve ser vivida com intensidade e alegria. Quantas vezes estragamos o nosso dia porque estamos apegados aos fatos do passado? Quantas vezes estragamos nosso dia porque estamos preocupados com o futuro? Tentaremos esclarecer estas colocações.

Em muitas ocasiões estragamos o nosso dia, e o das pessoas que convivem conosco, por não perdoarmos uma bobagem praticada por alguém. Algumas vezes é uma falta grave, mas não devemos arruinar o nosso dia, a nossa semana, o nosso mês, a nossa vida, em decorrência de um ato praticado por uma pessoa. Existem coisas que nos machucam, mas ficar remoendo nossas magoas não as resolve e estraga o nosso relacionamento com as pessoas que convivem conosco com as nossas lamentações. A coisa mais chata que existe no mundo é convivermos com uma pessoa que vive a se lamentar de fatos passados.

Algumas vezes estragamos o nosso dia porque estamos preocupados com o futuro. Temos uma grande preocupação com o que pode nos acontecer, a ponto de não aproveitarmos as oportunidades de fazer coisas interessantes aqui e agora. Certa dose de planejamento do futuro deve ocupar o tempo de qualquer pessoa e é necessária para organizar nossas vidas, entretanto, tal preocupação não deve nos impedir de desfrutarmos o momento que estamos vivendo. Algumas vezes somos obrigados a sacrificar alguma coisa agora para ter um ganho maior no futuro, mas algumas vezes as preocupações com o futuro nos impedem de viver o presente. Ao adotar tal tipo de comportamento perdemos excelentes oportunidades de enriquecer nossas vidas com vivências que a Vida nos oferece aqui e agora.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, outubro de 2007.
                   0 Comentários 110 Views