Procurando alguma coisa?

Contos

Um Diálogo

O dia amanheceu ensolarado, uma mulher na idade adulta e um homem na terceira idade passeiam no Jardim Botânico, caminham devagar e sem conversar, apenas apreciam a flora e sentem os perfumes das diversas espécies ali existentes. Apesar de não serem parentes e da diferença de idade entre os dois, eles gostam de sair e trocar idéias acerca dos mais variados assuntos. Existe entre os dois uma amizade sólida, apesar de pensarem de maneira diferente acerca de muitas coisas. Naquela manhã a senhora está taciturna, não conversa com o amigo como costuma fazer nos seus encontros. O senhor apenas observa o comportamento da sua amiga, aguarda que ela quebre o silêncio. Depois de caminharem sem dizer nada durante algum tempo, percebendo que ela está incomodada com alguma coisa, ele procura um banco debaixo de uma árvore e convida a sua amiga para descansarem um pouco. Depois de algum tempo o homem resolver romper o silêncio e indaga:

– O que preocupa a minha amiga?

– O meu namorado… Apesar de ser cinco anos mais velho do que eu, muitas vezes ele comporta-se com pouca seriedade no nosso relacionamento.

– Falando de um modo geral, as mulheres atingem a maturidade psicológica mais cedo do que os homens.

– Ele tem maturidade, o problema é que ele não trata o nosso relacionamento com seriedade e isto está me irritando.

– A minha amiga está muito crítica com relação ao seu namorado, não deixe que a irritação tome conta de você, ela não é boa conselheira. A irritação não leva duas pessoas a encontrarem uma solução para as suas divergências. Além disso, ela é a causadora do rompimento de muitos relacionamentos.

– Nós já namoramos há muitos anos, mas o nosso relacionamento não evolui para um compromisso mais sério.

– O comportamento das mulheres tem mudado muito nos últimos anos, coloca o senhor. A mulher passou a priorizar sua carreira profissional e sua independência financeira, casar e ter filhos passou para segundo plano.

– É verdade, afirma a mulher, passamos a ser independentes, apesar de ainda existirem muitos preconceitos a serem vencidos antes da igualdade de tratamento entre o trabalho masculino e o trabalho feminino acontecer, principalmente no aspecto da remuneração.

– Concordo plenamente com esta sua afirmação, mas não é este o aspecto que gostaria de discutir agora. Vou dizer como vejo a minha amiga, sem pretender que a minha percepção retrate a sua realidade. Você me passa a impressão de que a sua carreira profissional está em primeiro lugar e que não existe espaço para outra coisa na sua vida, os seus atos mostram isso claramente para as pessoas que convivem com você. A minha percepção era a de que você não estaria interessada em ter um relacionamento mais sério. Não seria esta a maneira como o seu namorado lhe vê?

– Pode ser…

– Neste caso, o seu namorado estaria se defendendo, evitando um envolvimento maior com uma mulher que já está casada com o trabalho…

– Você sempre me mostra coisas que eu não tinha percebido. É muito bom conversar com você acerca de um problema, dilata a minha percepção da realidade que vivo, muitas vezes sem ver com clareza esta realidade, atribuindo a causa dos meus problemas às outras pessoas. Agora vejo com clareza que eu gerei muitas das causas dos meus problemas de relacionamento com meu namorado.

– Você é uma mulher sensível e inteligente, encontrará uma maneira de vencer esta dificuldade no relacionamento com o seu namorado.

– Vou almoçar com ele hoje e conversarei sobre este assunto.

– Não fale agora com o seu namorado, faça de maneira diferente. Primeiro mostre, através de atos, que ele é tão importante para você quanto o seu trabalho. Até hoje os seus atos mostraram para as pessoas que convivem com você que o seu trabalho é a sua prioridade, está acima de qualquer outra coisa na sua vida. No relacionamento com você percebemos isto claramente. As suas palavras não farão seu namorado acreditar que você mudará, mas a vivência diária com a mudança de suas atitudes o levará a olhar você com outros olhos. Não prometa mudar sua maneira de ser, realize as mudanças sem nada prometer, você não sabe até que ponto conseguirá mudar.

– Você acha que não sou capaz de mudar?

– Com certeza você mudará várias coisas na sua vida, mas o problema será identificar o que não será capaz de mudar ou o que levará muito tempo para ser modificado. Além disso, alguns comportamentos você não estará disposta a negociar e deverão ser aceitos pelo seu namorado, coisas que serão descobertas quando você abrir seu coração para um entendimento mais profundo. Ele também terá coisas que são inegociáveis. Este é um processo que deve acontecer à medida que as dificuldades surgem e ocorrer durante todo o período de relacionamento de um casal. A probabilidade de um rompimento da relação é grande quando este processo não ocorre. Comprometa-se apenas com aquilo que é capaz de fazer, caso você prometa uma coisa e não cumpra, pode levar o seu namorado a achar que você não faz aquilo que promete, esta descrença será péssima para o relacionamento de vocês. Portanto, o mais prudente é não fazer promessas agora, mas discutir as dificuldades à medida que elas forem surgindo, viver um processo contínuo de ajustamento entre os dois.

– Gosto muito de conversar com você, clareia a minha visão acerca das minhas dificuldades.

– Também gosto de conversar com a minha querida amiga, eu revigoro a minha maneira de ver o mundo e também aprendo muito, mas agora tenho de atender um compromisso familiar. Foi muito bom ver você, um beijo no coração.

– Tchau meu amigo.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, Setembro de 2009.
                   0 Comentários 106 Views