Procurando alguma coisa?

Contos

Perdão e Vingança

– Estou furiosa com uma pessoa, ontem fiquei com tanta raiva dela que não dormi bem, acordei cansada. Isto também acontece com você, pergunta Vingança.

– Acontecia algumas vezes, mas hoje superei este tipo de problema, responde Perdão, quando começo a ficar um pouco contrariado com alguém ou com alguma coisa, eu faço alguns exercícios de respiração, volto a assumir o controle dos meus sentimentos, a contrariedade desaparece.

– Mas existem pessoas que nos tiram do sério, insiste Vingança.

– Não é a outra pessoa que tira de mim a tranqüilidade, é a maneira como eu reajo ao que ela diz ou faz que me afeta. Agir de maneira pouco cortês ou deselegante é a resposta que escolho diante de determinadas ocasiões, mas não é a única opção, também posso agir com tranqüilidade e educação, em resposta a uma agressão.

– Você é metido a santinho, mas comigo não tem conversa, quando alguém me apronta uma eu espero a primeira ocasião para dar o troco, com juros e multas, caso não consiga revidar na hora.

– Veja como você está agora, coloca Perdão, bastou falar no assunto para ficar exasperada. Este tipo de atitude abala a sua saúde.

– Não me venha com este papo piegas, comigo bateu levou, se não consigo dar o troco na hora, na primeira ocasião vou à forra, afirma Vingança, completamente transtornada.

– Vamos fazer um exercício simples, sugere Perdão. Feche os olhos, inspire profundamente, retenha o ar nos pulmões pelo tempo que suportar, depois expire profundamente, mantenha os pulmões sem ar pelo tempo que suportar. Repita este exercício mais duas vezes… Agora respire normalmente, pense no momento mais agradável da sua vida, reviva o prazer que sentiu nesta ocasião.

– Caramba, exclama Vingança após o exercício, me sinto bem melhor.

– Aquilo que eu penso, falo e faço, afeta meu corpo e meu espírito. Quando penso em coisas agradáveis, entro em sintonia com todos os seres e coisas que estão naquela faixa de freqüência e troco energia com eles. Observe a si mesma, veja como está bem melhor agora, seu semblante mudou. Quando eu penso em fazer uma maldade com alguém, coloca Perdão, a primeira pessoa a ser afetada com este ato sou eu, antes de atingir a outra pessoa eu atinjo o meu espírito e o meu corpo. É por esta razão que as religiões ensinam a perdoar.

– Com este seu modo piegas de agir as pessoas montam em você, vão obrigá-lo a fazer coisas que não deseja e não são boas para você.

– Quantas vezes você já me obrigou a fazer uma coisa que eu não queria?

– Você é meu amigo há muito tempo, é diferente.

– Então me diga: quantas vezes você já viu uma pessoa me obrigar a fazer uma coisa que não desejo?

– Nenhuma, responde Vingança depois de pensar por alguns instantes.

– Alguma vez você me viu gritar ou brigar quando uma pessoa quer me forçar a fazer uma coisa que não desejo?

– Não. O que você está querendo me dizer, pergunta Vingança.

– Nós podemos ser firmes como uma rocha, sem necessidade de usar a violência. Uma resposta violenta, uma vingança, antes de atingir a outra pessoa, atinge o meu mundo interior. Caso eu tivesse uma máquina fotográfica Kirlian e fotografasse você no momento que chegou, a foto mostraria a tempestade que acontecia dentro de você, afetando seu corpo e seu espírito. Outra foto agora mostraria você como uma bela manhã de sol.

– Vou pensar no que você me disse, agora tenho de ir trabalhar. Tchau.

– Não pense no que lhe disse, medite acerca da experiência vivenciada por você e tire suas conclusões. Mas antes de ir quero um abraço enorme e um beijo imenso. Siga o seu caminho em paz.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, 8 e 9 de fevereiro de 2010.
                   0 Comentários 117 Views