Procurando alguma coisa?

Contos

Instruções de Uso II

Depois de um dia dedicado às ações habituais, além de realizar as atividades semanais de supervisionar o trabalho da diarista que faz a faxina do apartamento e efetuar compras no supermercado, estou cansado, tomo banho e vou para a cama. Procuro relaxar a musculatura do corpo e aquietar a mente. Foi um dia fatigante, fecho os olhos para dormir. Passados alguns instantes, tenho a impressão de que tem uma pessoa no quarto. Abro os olhos e me deparo com a Alma Penada muito bem instalada na poltrona do quarto.

― Boa noite meu querido, diz a Alma Penada.

― Boa noite, respondo após o susto inicial que a sua presença provoca em mim. Agora já sou o seu querido?

― Você sempre foi, mas só conseguimos conversar quando falei acerca das orientações para sua evolução. Você transformou nossa conversa em um conto que recebeu o título de Instruções de Uso. Fiquei preocupada com o título que você deu ao trabalho e de ter chamado as orientações educacionais de manual.

― Por quê?

― As palavras “Instruções de Uso” e “manual” transmitem uma ideia mecanicista do ser humano. Nós somos filhos de Deus, criados à sua imagem e semelhança. Sabe o motivo de ter falado com você acerca das orientações que a Cegonha depositou no seu coração, pergunta a Alma Penada.

― Para que eu soubesse da sua existência, respondo.

― Este é o primeiro passo para chegar ao motivo fundamental da existência das orientações para o progresso da sua alma. Vamos passo a passo recordar nossa conversa, diga-me o que deve ser feito em seguida?

― Ler as orientações que Deus escreveu para mim e a Cegonha depositou no meu coração.

― Você leu?

― Não consigo acessar as orientações depositadas no meu coração!

― Nós também conversamos sobre isto. O que você deve fazer para criar as condições necessárias para ler as orientações depositadas no seu coração?

― Ler os vários livros publicados acerca do comportamento do ser humano.

― Você leu?

― Não.

― Chamo a sua atenção para o fato de que a questão fundamental não é ler as orientações para conhecer, mas ler e praticar com o objetivo de modificar a si mesmo, este é o objetivo fundamental das orientações. Quando espera ler os livros publicados pela ciência e pela religião, contendo as recomendações de caráter geral para todos os seres humanos desfrutarem de saúde física e mental? Vou lembrar a você de algo muito importante: as recomendações têm validade apenas para o período de vida do seu corpo físico, após a sua morte as suas orientações continuarão depositadas no seu coração e serão devoradas pelos vermes, pois perderam a serventia para orientar o seu progresso enquanto ser humano.

Após falar estas palavras ela levanta-se, vem até a cama e beija minha careca, em seguida parte sem pronunciar uma palavra, deixando-me preocupado com o meu descaso com as coisas fundamentais da minha existência.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes

www.marcosfernandes.org

João Pessoa, Janeiro de 2013.

                   0 Comentários 120 Views