Procurando alguma coisa?

Obras de Amigos

A Experiência de Ser Pai I − Anielson Barbosa da Silva

Tenho dois filhos, Gabriel e Rafael, e acredito que ser Pai é uma experiência única na vida de um homem. Só sabe o que é ser Pai, quem é Pai! Para mim, ser Pai é auxiliar o filho a ser um cidadão, a entender a vida, mas é também uma experiência social mediada por regras e normas sociais. O aprendizado dos filhos depende da forma como os pais se envolvem na vida deles, auxiliando-os, mostrando o que é certo ou errado, reprimindo quando necessário, dando liberdade e responsabilidade para que eles desenvolvam a autonomia e a iniciativa necessárias para o seu crescimento cognitivo, afetivo e social. É um processo de educação para a vida. O comportamento de um filho é reflexo da maneira como seus pais os ajudam a entender o mundo, nas pequenas ações, nos pequenos atos diários que são aprendidos vicariamente, por meio da observação e também da repetição.

Eu tenho muito orgulho dos meus filhos e agradeço a Deus todos os dias por Ele ter me concedido a oportunidade de conviver com o Gabriel e o Rafael. Às vezes, estou longe deles fisicamente, trabalhando, viajando, mas eles sempre estão nos meus pensamentos. São laços de uma afetividade incondicional, cultivada com amor, amizade e fundamentada no respeito mútuo.

Os melhores momentos vividos na relação entre Pai e filho não devem ser mediados pelo tempo cronológico, mas por um tempo vivido de forma subjetiva e por sentimentos que tornem a experiência singular e única em nossas vidas. Pena que o tempo passa rápido e os meninos de hoje de repente se tornarão os homens do amanhã, mas nunca deixarão de ser meus filhos e eu nunca deixarei de ser seu Pai.

João Pessoa, 25 de Setembro de 2013.

                   0 Comentários 140 Views