Na penúltima empresa que trabalhei as pessoas adoravam workshop, diante de uma dificuldade encontrada na execução de um trabalho elas se reuniam para buscar meios de superá-la, era algo muito bom sentir aquele clima de busca de solução para resolver os problemas. Muitas soluções interessantes surgiram, frutos destas reuniões, apesar de algumas terem fracassado o saldo era positivo. Depois que me aposentei participei de uns três ou quatro workshops sobre assuntos que me atraíram a atenção, achei a convivência nestes grupos muito agradável, mas observei que algumas pessoas agem de maneira agressiva e chegam a ser rudes em suas colocações diante dos argumentos apresentados pelos participantes do grupo. Em decorrência deste fato gostaria de sugerir os eventos descritos abaixo.
Workshop Dono da Verdade. Destinado às pessoas que julgam serem as suas opiniões as únicas verdadeiras e dignas de serem escutadas. Todo ser humano que tem compulsão para falar e não permite que as outras pessoas dêem a sua opinião sobre o assunto que está sendo discutido encontrarão neste treinamento as ferramentas para identificar a causa desta compulsão, caso sejam capazes de parar de falar e escutar o que está sendo ensinado pelo instrutor.
Workshop Boca Fechada. Destinado a todos os seres humanos que falam sem parar e quando não têm quem os escutem falam sozinhos. Tendo em vista que estas pessoas não vão parar de falar o tempo suficiente para tomar conhecimento deste seminário, sugerimos a técnica de chamar a atenção descrita a seguir. Encha um copo com água gelada, aproxime-se da pessoa com os dados do curso numa mão e o copo na outra, quando estiver próxima jogue a água nela. Caso ela pare de falar mostre o papel com os dados do workshop. Caso ela continue a falar depois de atingida pela água só lhe resta rezar, você esta diante de um caso perdido.
Workshop Verbalizar. Destinado às mulheres cujos maridos entram em casa mudos no final de um dia e saem calados no dia seguinte. Este curso esta dividido em duas etapas. A primeira etapa destina-se às mulheres cujos maridos ainda funcionam como parceiros sexuais, neste caso serão abordadas apenas técnicas para estimular o diálogo. Na segunda etapa vamos considerar que o marido deseja continuar na relação, existe apenas uma questão de desinteresse sexual momentâneo. Esta fase
é constituída de aulas práticas cujos objetivos são despertar o belo adormecido, caso a senhora não consiga convencer seu marido a participar do curso, dispomos de rapazes saudáveis que podem lhe ajudar na prática dos exercícios.
João Pessoa, setembro de 2008.