Muitas pessoas reclamam da segunda-feira, gostariam de mudar a duração deste dia da semana, uma tarefa fora da capacidade de realização do ser humano. Escrevem muitas coisas sobre este dia, atribuindo a ele os nossos problemas com o início de atividades que não gostamos de realizar. Vale a pena salientar que existem muitas pessoas que adoram a segunda-feira, elas vão contentes e felizes realizar as atividades necessárias para garantir o pão de cada dia. Outras não são a favor nem contra, apenas fazem sem reclamar o que a segunda-feira pede delas. As razões mais diversas podem ser atribuídas a cada um destes comportamentos, deixo por conta do leitor tal exercício.
Na segunda-feira o sol nasce e se põe da mesma maneira e eu fico a imaginar o que aconteceria com a vida no sistema solar caso o sol fosse sujeito à mudança de humores, simplesmente porque hoje é segunda-feira. Já pensou no que poderia acontecer caso ele resolvesse não aparecer no dia de hoje, alegando ser dia de segunda-feira e estar cansado devido às atividades do final de semana ou por não gostar deste dia da semana.
Dentro de poucos anos a semana de trabalho será de apenas quatro dias para uma parcela da classe trabalhadora, segundo alguns futurólogos. Caso a segunda-feira seja o dia escolhido para ser acrescido ao descanso destes trabalhadores, a terça- feira passará a receber o que hoje se diz acerca da segunda-feira. Uma parcela dos trabalhadores que atua no setor de turismo sua a camisa nos finais de semana, propiciando entretenimento para as pessoas que trabalham durante a semana em outros setores da economia. Grande parte dos trabalhadores do setor de turismo descansa durante o restante da semana, muitas vezes por falta de serviço. Alguns escolheram tal tipo de negócio para trabalharem apenas nos sábados e domingos e ficarem o restante da semana sem fazer nada, são proprietárias de pequenas pousadas. Quando aumentarem os dias de repouso de algumas pessoas, os dias que o setor de turismo trabalha aumentarão, motivo de alegria para quem deseja aumentar seus rendimentos e motivo de tristeza para os adeptos do ficar a maior parte do tempo sem fazer nada, ganhando apenas o suficiente para sobreviver.
No dia de hoje a vida seguirá seu curso normal, pessoas não deixam de nascer e de morrer porque é dia de segunda-feira. O sol, indiferente ao fato de hoje ser segunda- feira, nasceu do mesmo modo que nos outros dias da semana, enchendo de vida,cor e beleza esta maravilhosa segunda-feira.
João Pessoa, 26 de março de 2007.