Procurando alguma coisa?

Crônicas

Povo Gaúcho

Os gaúchos e os nordestinos são alvos de piadas e gozações dos brasileiros. Talvez por esta razão eu tenha resolvido passar alguns dias nas terras gaúchas, travar contato com o povo gaúcho. Minhas primeiras impressões de Porto Alegre e do povo gaúcho foram ótimas, mas devo ressaltar que o pouco tempo que passei não me permitiu avaliar a alma do povo gaúcho. A cidade tem um encanto todo seu, inconfundível, isto deve orgulhar os seus habitantes. O seu povo é belo, os homens e as mulheres rivalizam em beleza. Então, eu me indaguei: seria a beleza do homem gaúcho o motivo de inveja dos “homens” de outros estados, inveja esta traduzida em piadas acerca da sua masculinidade? Seriam estas piadas uma maneira dos “homens” de outros estados dizerem: “as uvas estão verdes”?

A cidade de Porto Alegre passou para minha alma uma sensação de paz, transformada em muitas poesia. Ônibus de turismo, iguais aos que existem nas grandes cidades do mundo cujo trânsito não é caótico, mostram Porto Alegre aos visitantes. Muitas praças e muitas árvores dão à cidade uma atmosfera acolhedora. O trânsito está tumultuado pelas obras para a Copa do Mundo, mas a mim pareceu menos caótico, apesar das obras, do que o de outras cidades brasileiras do mesmo tamanho.

De Porto Alegre fomos de carro para Gramado, visitamos algumas cidades neste trajeto. Gramado é uma cidade linda, marcada por uma característica: o número de turistas de todos os lugares do Brasil é muito maior do que a sua população. Ela oferece, nesta época do ano, inúmeras atrações e desfiles. Em cada quarteirão vemos várias lojas vendendo chocolate, uma tentação. Passear pelas ruas de Gramado é muito gostoso e necessário para evitar engordar muito, pois em pouco tempo a roupa começa a ficar apertada.

O tempo que passei no Rio Grande do Sul não me permitiu avaliar a alma do povo gaúcho. Na cidade de Gramado era difícil encontrar um gaúcho. No pouco tempo que passei nas terras gaúchas, observei que as pessoas são reservadas e é necessário fazer algum esforço para realizar o contato inicial. Mas quando o contato é realizado, leva a uma conversa prazerosa e desfaz aquela impressão de que o gaúcho é pouco amistoso. Espero retornar às terras gaúchas e passar o tempo suficiente para sentir a alma do seu povo.

Acho que João Pessoa vai ficar com ciúme de Porto Alegre, por ela inundar a minha alma de poesia e despertar a crônica, há muitos dias estava adormecida.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
Porto Alegre, Dezembro de 2013.
                   0 Comentários 215 Views