Procurando alguma coisa?

Crônicas

Passagem do Tempo

Promessas e juras que receberam o título de eternas foram apagadas pela passagem do tempo, que ignorou título tão nobre e as tangeu para o esquecimento. Hoje novas promessas e novas juras ocupam os lugares que outrora foram delas. Estas novas promessas e juras lutam bravamente para não serem varridas para o esquecimento. São poucas as que conseguem esta façanha.

O tempo modifica o ser humano de duas maneiras bem distintas. A passagem dos anos amadurece e enriquece o espírito, tornando-o mais amoroso, belo e sábio. O tempo também se encarrega de eliminar o vigor e a beleza do corpo físico. O período de tempo que tira o vigor e a beleza do corpo físico é o mesmo que dá ao espírito o saber, a maturidade e a beleza. O mesmo período de tempo produz resultados bem diferentes no espírito e no corpo, apesar de algumas pessoas na terceira idade tentarem manter o corpo sempre jovem e o espírito na adolescência.

Com o passar dos anos muitas coisas se modificam, algumas para melhor e outras para pior, mas se modificam sempre, pois mudança é o nome do jogo do tempo. Algumas mudanças são percebidas na ocasião em que ocorrem, outras são processadas tão lentamente que não as percebemos. O planeta Terra um dia foi poeira de estrela e a passagem dos milênios um dia o transformará em pó.

Os sonhos de um ser humanos são sensíveis à passagem do tempo. Os sonhos infantis são substituídos pelos sonhos juvenis, que são substituídos pelos sonhos adultos, que são substituídos pelos sonhos da terceira idade, que são substituídos pelos sonhos da eternidade…

A passagem do tempo modifica as pessoas e as coisas. Com o passar dos anos os seres humanos melhoram, embora sejamos obrigados a reconhecer que alguns pioram. De um modo geral podemos afirmar, sem medo de errar, que o tempo é o grande professor da humanidade. Olhando o passado vemos com clareza como quase tudo melhorou. Muitas coisas ainda necessitam ser modificadas, mas a pouco e pouco a consciência da necessidade de mudar o modo de ser atinge todos os seres humanos.Hoje estou consciente de duas coisas. Só tenho poder para modificar a mim mesmo. Modificar a mim mesmo é um bom início para modificar o universo.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, julho de 2010.
                   0 Comentários 117 Views