Procurando alguma coisa?

Crônicas

O Mundo da Arte

O mundo da arte é um mundo mágico, nele a realidade pode ser retratada com as cores da fantasia, de tal modo que a torne aceitável para os que gostam de ver o mundo através das lentes da ilusão. Na arte o mundo pode ser retratado com as cores da realidade, o que pode tornar a arte dura e difícil de ser assimilada por algumas pessoas, mas bem ao sabor daquelas que gostam de ver a vida tal qual ela é.

Muitas vezes a arte é uma terapia para quem a pratica. O autor coloca na expressão de arte que ele utiliza, os seus sonhos e/ou as suas neuroses, funciona como uma catarse para problemas muitas vezes escondidos no porão do inconsciente. Quando isto acontece, o próprio autor pode não tomar consciência do fato de que o seu trabalho retrata a sua realidade interior ou o autor pode achar que está retratando a realidade observada no ambiente ao seu redor, o que também pode ser real, mas pode estar apenas retratando sua visão interior da realidade. Quando a arte atinge uma neurose do leitor, a pessoa atingida afasta-se do que a incomoda, juntando a este ato uma frase desdenhosa a respeito do autor ou da obra, às vezes de ambos.

Na magia da arte, algumas vezes, os sentimentos mais íntimos são confessados pelo autor da obra, de maneira consciente ou inconsciente. Tais sentimentos são vivenciados por quem toma contato com a obra, também de maneira consciente ou inconsciente. Quem cria ou quem entra em contato com a arte mergulha nos porões da alma e esta busca um meio de se desnudar, mostrar o seu interior, tornar visível o que está nos seus porões e temos medo de ver. Este fenômeno acontece com todas as manifestações da arte, observe o que sentimos quando escutamos uma música, assistimos a uma peça de teatro ou a um filme, lemos um livro, enfim, quando entramos em contato com estas ou com outras expressões da arte.

Na magia da arte a alma é devassada, ela pode até tentar se esconder, mas a arte, ao penetrar nas salas mais íntimas e inconscientes da alma, deixa suas pegadas no consciente. Quer seja da parte de quem produz ou da parte de quem se expõe a uma arte, o inconsciente sempre emite sinais e revela o que a alma sente através da linguagem corporal, uma das várias linguagens que a alma usa para comunicar suas emoções. Por que algumas pessoas não gostam da arte? Por que algumas pessoas

têm “medo” da arte? Elas sabem que a arte revela o seu íntimo ser para o mundo, então é melhor ficarem bem afastadas desta monstruosa devassadora de almas.

Algumas pessoas amam a arte nas suas mais variadas manifestações, muitas pessoas amam apenas determinadas manifestações artísticas, outras gostam de um tipo de arte. Existem pessoas que detestam todas as diversas maneiras da arte se manifestar no mundo. Outras pessoas são indiferentes a quaisquer manifestações da arte, não gostam nem desgostam, estas são as piores, elas têm o coração árido como um deserto, não conseguem amar a si mesmas, não amam os outros, não amam a arte, não amam a vida.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes João Pessoa, maio de 2006.

                   0 Comentários 118 Views