Procurando alguma coisa?

Crônicas

Sombra

Hoje acordei de madrugada e vi uma sombra deitada na minha cama, olho atentamente para ela e vejo que não é a Alma Penada. Eu não sei quem é ou o que é esta sombra. Será esta a sombra de alguém a quem ofendi no passado? Não creio nesta hipótese, não vejo nas pessoas do meu passado nenhuma sombra, apenas luzes que iluminaram o meu caminho, talvez eu tenha sido a sombra no caminho delas. Fecho os olhos e faço uma oração pela sombra, na esperança de que ela vá para o lugar onde devem ficar as sombras. Abro os olhos e lá está a sombra.

Quem é você, oh sombra medonha, para insistir em ficar comigo? É você o reflexo das minhas criações mentais, cansadas de atormentarem meus leitores retornam para importunar seu criador? É você o meu lado sombrio que até hoje fingi não existir? Oh sombra horrenda, diga logo quem é você ou saia de perto de mim para sempre!

Hoje eu gostaria de estar em uma ilha deserta, sem comunicação com o mundo, em contato direto com a natureza. No lugar onde moro existem muitas coisas criadas pelo ser humano, elas disputam minha atenção que é constantemente atraída por algo, mas poucas coisas acrescentam conhecimento e amor ao meu espírito, a maioria faz parte da rotina cotidiana, nada acrescenta de criativo. Não levaria nada para esta ilha, comeria frutas, beberia água de coco, dormiria na areia da praia, olhando as estrelas, sem sombra para me atormentar. Agora fiquei em dúvida, será que esta sombra me seguiria?

Por que razão esta sombra me acompanha? Ela está comigo desde o meu despertar e já é noite. Por que razão me segue? Seria esta sombra uma parte do meu ser que até hoje fiz questão de ignorar? Aquele lado que fingi não ver, mas que existe em todo ser humano? Devo confessar uma coisa, até agora também não vi o meu lado luz. Por não ver estes dois lados dentro de mim, imaginei que seriam apenas figuras de retórica usada pelos escritores. Hoje aprendi que o lado sombra existe, vi com clareza todas as maldades que cometi e me neguei a ver durante muito tempo.

Por que razão somente hoje eu vi o meu lado sombra? Por que motivo eu não vejo o meu lado luz? Seria isto um tipo de desequilíbrio? A sombra é a interposição de um corpo à luz. Onde está a luz que projeta a minha sombra? Por que não vejo o meu lado luz? Quanto tempo eu ainda caminharei e quantos caminhos eu percorrerei para ver o meu lado luz? Por quanto tempo repetirei as mesmas perguntas sem encontrar respostas?

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, Maio de 2011.

                   0 Comentários 115 Views